X
X
 
  Principal        Imprensa         Ví­deo       Espectáculos        Fotos

 

 

  

  

   


Ver textos

 
 
 
Imprensa

- Actuações de Stand-up Comedy de Norte a Sul do Paí­s;

- Em Bares, Discotecas, Esplanadas, Comedy Clubs e Arraiais Universitários e Televisão;

- Tendo participado nos Programas de TV:
- A Revolta dos Pastéis de Nata - RTP2


- Gato Fedorento - RTP1 - Série "Diz que é uma espécie de Magazine" - Programas: 1, 2, 3, 4, 6


- Sempre em Pé - RTP2

Portugal No Seu Melhor

Realmente Bons

Portugal no seu melhor
Produções Fictícias
João Seabra
Pedro Tochas
Nilton
Carlos Moura
João Seabra Blog
Gato Fedorento
T@r@dos n@ net
Na Buraca
A Armada Inví­sivel
Sacra
Aldo Lima
Hugo Sousa
JuleX Sempre
Izztupidu
Froostrados
Rei de Lopes
Kgrilos
Ramboia Jocosa
Blitzkrieg
Blorir
Biscoito Interrompido
Alguidar Pneumático
Andrade
Sem Wonderbra
Paulo Baldas
O Hugo sousa
Laughing Humor

André Cruz
B-Tok
Henrique da Silva
Comportamento Humano
Anedotas
Piadas
MEIA-DOSE PA4

Qual o Género de Humor mais difícil de fazer?
Stand-up Comedy
Humor Físico
Peça Humorística
Anedota
Sitcom
Outra
Votar
resultado parcial...



 

E-mail pesadotes com: Imagens, Ví­deos, Estátuas minhas, Virús, insultos, etc... para: humorcomedia@gmail.com

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

 

 

Novidades


terça-feira, agosto 01, 2006

Levanta-te e ri


O Levanta-te e ri terminou ontem, teve o seu último episodio no Cine Teatro de Sobral de Monte Agraço. É com alguma tristeza que me deparo com este final. Eu, que em mais de 150 programas, devo ter perdido uns 3, no máximo, ao longo destes 3 anos e meio e existência. Ao longo de tanto tempo, muita coisa mudou, comigo e com o programa. Com bastante certeza devo dizer que foi devido ao começo do Programa que se deveu também o meu interesse em apostar na comédia. Parece incrível, mas para o mês que vem, vai fazer 3 anos que me iniciei na comédia. Com apenas 14 anos… Com 15 anos comecei a pisar palcos, com 16 anos fui à televisão, e actualmente com 17 anos já estou eu.

Sem dúvida que o Levanta-te e ri teve um papel fundamental… Lembro-me a primeira vez que vi o Levanta-te e ri….Estava prestes a deitar-me, fiz um Zapping final, estava lá o Nilton, com curiosidade parei… ADOREI. E nesse dia vi o programa até ao fim… como em todas as semanas que se seguiram.

Passei a ter eu umas ideiazinhas de comédia. Se as escrevesse num papel, organizado como sou, perdê-los-ia logo… Estavam então na moda os Blogs, decidi criar um, este, em Setembro de 2003, onde iria colocar por escrito as minhas ideias. E surgiu este 1º texto:

Televendas

Sem fazer qualquer tipo de publicidade as pessoas foram aparecendo… E por efeito de bola de neve, comecei a cuidar mais do aspecto do blog, usando os meus conhecimentos de HTML para melhorar o blog que posteriormente tornou-se num Site com um domínio próprio.

Este foi o logótipo que durou bastante tempo:


Voltando ao Levanta-te e Ri.

Foi um programa fundamental para dar o gostinho aos portugueses da Stand-up Comedy. Pois eu sei como é difícil pisar um palco com pessoas a olhar para nós. De todos os géneros de comédia, quase sem dúvida este é o mais difícil de praticar. Há mais pessoas com mais medo de falar em público que da própria morte… Então quando a intenção para qual estamos a falar com as pessoas é fazê-las rir, é ainda mais difícil.

O Levanta-te e ri, como disse ontem o Marco Horácio, foi um verdadeiro Serviço público, pois encheu teatros de todo o país com vários comediantes corajosos que enfrentavam as feras…

Mas… Ultimamente o programa entrou num campo decadente… Onde já não apostava em pessoas novas e com qualidade… O programa deixou de ter requisitos para se ir, qual era o medo que pudessem vir a ter em colocar lá pessoas novas? Que estes fossem melhores que os gajos que lá iam ultimamente? Deviam arriscar em pessoal novo. Cruzei-me com pessoal em bares que sem dúvida mereciam estar lá pela qualidade, mas também me cruzei com outros que lá foram, que nem nesse bar mereciam ter actuado. Por esse motivo, muitos dos melhores comediantes portugueses, nunca quiseram ir ao programa, pois só lhe estragavam o curriculum.

O programa teve o seu auge no tempo que lá ia o : Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, Aldo Lima, etc…

Concordo 100% com o que o Bruno diz no seu site: Corpo Dormente, sobre o facto de não lá ter voltado.

Por vezes também me sinto assim revoltado, eu esforço-me por fazer Humor inteligente, quando o gajo que vai actuar a seguir a mim tem um texto de 15 minutos sobre “flatulência” tem muito mais palmas que eu. Não condeno as pessoas. Cada um escolhe o estilo de Humor que quer, mas a mim o que Nunca me verão a fazer é o que as pessoas querem… A técnica do Vale tudo… Perder toda a vergonha que tenho na cara e passar a um estilo ordinário, só para ter mais palmas. É isso que aconteceu ultimamente no Levanta-te e ri, não vou dizer nomes, mas a maioria deles apercebeu-se que se a piada envolve-se sexo de uma forma nojento e ordinárias as pessoas iam rir mais, e eles saiam confortáveis do palco, pensando que a actuação correu bem, quando foi uma vergonha… Um comediante chegar a esse nível…

O exemplo que eu costumo dar é: se eu for a andar na rua e Cair de Boca no chão… as pessoas iriam rir… Não da particular qualidade humorística da queda… mas do ridículo da situação. É igual. A diferença é que quando me levanto não me sinto orgulhoso das pessoas se estarem a rir, mas sim com vergonha do que aconteceu, o que já não acontece com alguns comediantes do Levanta-te e Ri que se levantam da queda, gloriosos.

Até o público do Programa se tornou uma lastima… Se não gosto… genial… Vou-me fazer ouvir e mandar uma boca ao gajo que está lá em cima com os joelhos a tremer. Aí a produção também devia ter feito algo em impedir isso.

Esse gosto que o programa deu ao país à Stand-up Comedy pode agora tirar… Uma pessoa pensa que se na televisão é aquilo nos bares será pior.

Roubando as palavras de Bruno Nogueira: “que aparecer na televisão não é sinal de qualidade” e “Banaliza-se a comédia”

Foi isso que arruinou com o programa… Possivelmente as pessoas não achavam tanta graça quanto isso… E ao programa iam sempre os meus tipos, que, apesar de uns conseguirem manter um estilo bom e com qualidade, uns só lá iam pelo dinheiro e pelo simples facto de “aparecer”, não se preocupando com o facto da sua ultima aparição ter sido um fracasso. A produção devia ter sido muito mais selectiva em relação a isto. Pena o programa ter chegado a este ponto, visto que era MUITO bom… Afinal era o único programa de Stand-up Comedy de Portugal… E tenho algum receio do futuro da Stand-up Comedy em Portugal…
Grandes comediantes apareceram no Programa… Muito bons mesmo. E esse claramente que devem e vão triunfar.

Quando falo em comediante com um mau nível, ao contrário do que podia esperar, não estou a falar do Fernando Rocha… Ele tem apenas um Estilo. Um estilo Sólido que manteve ao longo do programa, não o alterou para fazer o gostinho às pessoas. E acho genial a forma como ele interage às provocações. Genial.

Durante estes quase 3 anos, eu cruzei-me com diversos comediantes do Programa… A grande maioria foi sempre impecável comigo… Sempre me ajudaram no que puderam a nível de conselhos, etc… A todos eles, um Muito Obrigado.

Lado positivo: É a oportunidade genial de se separar os Maus comediantes dos Bons. Os Bons não têm que se preocupar, continuaram no activo. Os Maus... "Obrigado por ter vindo, depois contactamos... Próximo".

Adorei a forma como o Fernando Rocha terminou… dizendo que enquanto ele conseguir fazer UMA pessoa rir… irá continuar a trabalhar e vai mandar os críticos, para… se lixarem!

Eu digo o mesmo… um quadro não deixa de ser um quadro se um tipo não gostar dele… Como se uma pessoa se rir de um texto, ele automaticamente passa a ser um texto humorístico. Se conseguir pôr UMA pessoa a rir, irei dedicar todo o meu trabalho que dedicaria se tivessem à frente de 4 mil… E irei continuar o meu trabalho, apesar de todos os tipos que me tentam ou tentaram desanimar-me para deixar de o fazer. E irei fazer o meu melhor.



Voltar ao topo­­ ↑

Google
 

 

© Copyright - Todos os Direitos deste Site (imagens, texto, áudio) estão Reservados, e não poderam ser reproduzidos.